2024 está aí e ainda que tenhamos visto o adiantamento contínuo do momento de corte de cookies de terceiros, aparentemente, desta vez o Google parece estar levando a data a sério para implementar o fim dos cookies terceiros (ano que vem).
Confirmando nossas suspeitas de que “agora vai”, estamos observando um série de testes relacionados com funcionalidades prevendo o cenário e à poucas semanas atrás, o Google anunciou uma série de novos recursos para impulsionar descontos em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e no Chrome, incluindo uma página inteira dedicada a ofertas e descontos listados na página de ‘nova aba’.
O novo recurso com potencial mais impactante para nossos afiliados tradicionais é o chamado “resultado enriquecido”, uma versão aprimorada de um resultado de pesquisa comum.
Tradicionalmente, a maioria dos resultados de pesquisa exibe o mesmo tipo de conteúdo: título, descrição e URL. O resultado enriquecido, ou também chamado “Rich snippets” tenta ir mais além e mostrar informações secundárias relacionadas a busca que a possa “enriquecer” a experiência do usuário o que pode por exemplo ser o preço do produto, o número de avaliações ou ainda, se existe cupons de desconto ou ofertas para determinado produto x que tenha sido o alvo da busca.
Figura abaixo: o resultado de busca no antigo formato à esquerda e a “busca enriquecida” já em ação à direita.
Como se pode perceber pela figura acima, a nova funcionalidade reune uma série de informações importantíssimas capazes de induzir o usuário a iniciar um processo de compra/ execução de uma ação alvo.
A gigante da busca afirma que está funcionalidade estará disponível em países selecionados e em seu blog oficial, dá mais detalhes sobre esta atualização:
” …o painel de conhecimento que aparece em algumas pesquisas de varejistas – que anteriormente exibia detalhes como a localização da sede de uma empresa ou o número de funcionários – começará a mostrar outras informações úteis de compras, como ofertas atuais, políticas de envio e devolução, informações de atendimento ao cliente e avaliações e comentários.“
Como o mecanismo de busca está claramente tentando competir com os afiliados e principalmente os sites de cupons e divulgadores de descontos, fica a dúvida de “até onde a empresa vai” com todos os testes e possível implementação de soluções que poderiam acabar engolindo parte do tráfego que antes era produzido via afiliados.
Ainda segundo a empresa, existe uma tendência de busca por pequenos comerciantes e para atender esta demanda, uma das atualizações que também vem neste pacote é a possibilidade de atribuir o status “pequeno empreendedor”, do inglês “small business”, como uma forma de facilitar com que os consumidores possam identificar lojas desta categoria.
Da mesma forma que ocorreu com atualizações que já foram implementadas no passado, apontamos para a necessidade de que cada afiliado avalie cuidadosamente como seu negócio e modelo de monetização está estruturado para que possa reagir e se adaptar da melhor forma possível ao possível impacto que um update deste poderia causar uma vez que venha a ser implementado globalmente.
Acreditamos que um mix de fontes de tráfego que se complementem é a melhor saída para combater qualquer mudança desta magnitude no ecossistema da performance digital e apontamos ainda que o foco principal dos afiliados precisa ser na criação de plataformas ou estratégias de conteúdo cada vez mais rica e que agregue valor real aos usuários para desta forma continuar a ser escolhido como “fonte principal” de ofertas e cupons pelos consumidores digitais.
Mas e você? o que acha destes testes? Deixe seu comentário para os jornalistas de nossa redação!