Google está testando descontos na busca: o que isso significa para o tráfego de afiliados?

2024 está aí e ainda que tenhamos visto o adiantamento contínuo do momento de corte de cookies de terceiros, aparentemente, desta vez o Google parece estar levando a data a sério para implementar o fim dos cookies terceiros (ano que vem).

Confirmando nossas suspeitas de que “agora vai”, estamos observando um série de testes relacionados com funcionalidades prevendo o cenário e à poucas semanas atrás, o Google anunciou uma série de novos recursos para impulsionar descontos em suas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) e no Chrome, incluindo uma página inteira dedicada a ofertas e descontos listados na página de ‘nova aba’.

O novo recurso com potencial mais impactante para nossos afiliados tradicionais é o chamado “resultado enriquecido”, uma versão aprimorada de um resultado de pesquisa comum.

Tradicionalmente, a maioria dos resultados de pesquisa exibe o mesmo tipo de conteúdo: título, descrição e URL. O resultado enriquecido, ou também chamado “Rich snippets” tenta ir mais além e mostrar informações secundárias relacionadas a busca que a possa “enriquecer” a experiência do usuário o que pode por exemplo ser o preço do produto, o número de avaliações ou ainda, se existe cupons de desconto ou ofertas para determinado produto x que tenha sido o alvo da busca.

Figura abaixo: o resultado de busca no antigo formato à esquerda e a “busca enriquecida” já em ação à direita.

Fonte: blog.google

Como se pode perceber pela figura acima, a nova funcionalidade reune uma série de informações importantíssimas capazes de induzir o usuário a iniciar um processo de compra/ execução de uma ação alvo.

A gigante da busca afirma que está funcionalidade estará disponível em países selecionados e em seu blog oficial, dá mais detalhes sobre esta atualização:

” …o painel de conhecimento que aparece em algumas pesquisas de varejistas – que anteriormente exibia detalhes como a localização da sede de uma empresa ou o número de funcionários – começará a mostrar outras informações úteis de compras, como ofertas atuais, políticas de envio e devolução, informações de atendimento ao cliente e avaliações e comentários.

Como o mecanismo de busca está claramente tentando competir com os afiliados e principalmente os sites de cupons e divulgadores de descontos, fica a dúvida de “até onde a empresa vai” com todos os testes e possível implementação de soluções que poderiam acabar engolindo parte do tráfego que antes era produzido via afiliados.

Ainda segundo a empresa, existe uma tendência de busca por pequenos comerciantes e para atender esta demanda, uma das atualizações que também vem neste pacote é a possibilidade de atribuir o status “pequeno empreendedor”, do inglês “small business”, como uma forma de facilitar com que os consumidores possam identificar lojas desta categoria.

Fonte: blog.google

Da mesma forma que ocorreu com atualizações que já foram implementadas no passado, apontamos para a necessidade de que cada afiliado avalie cuidadosamente como seu negócio e modelo de monetização está estruturado para que possa reagir e se adaptar da melhor forma possível ao possível impacto que um update deste poderia causar uma vez que venha a ser implementado globalmente.

Acreditamos que um mix de fontes de tráfego que se complementem é a melhor saída para combater qualquer mudança desta magnitude no ecossistema da performance digital e apontamos ainda que o foco principal dos afiliados precisa ser na criação de plataformas ou estratégias de conteúdo cada vez mais rica e que agregue valor real aos usuários para desta forma continuar a ser escolhido como “fonte principal” de ofertas e cupons pelos consumidores digitais.

Mas e você? o que acha destes testes? Deixe seu comentário para os jornalistas de nossa redação!

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