Como preparar seu programa de afiliados para a Black Friday

A Black Friday de 2023 está se aproximando rapidamente, e as expectativas para este ano são simplesmente impressionantes. Vamos começar com alguns números que revelam o potencial dessa data para os gestores de programas de afiliados.

Potencial de Vendas: De acordo com uma pesquisa realizada pelo Olist, 68,8% dos lojistas esperam que suas vendas na Black Friday deste ano superem as do ano passado. Isso é uma notícia incrível para os afiliados, pois indica que há uma grande oportunidade de ganhar comissões mais substanciais este ano e consequentemente para os gestores de programas de afiliados: possibilidade de bater a meta no canal.

Gastos dos Consumidores: Outro dado interessante é que segundo a Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2023 realizada pela Méliuz (super afiliado cashback), 98% dos consumidores possuem o desejo de fazer as suas compras da Black Friday em lojas online e ainda, 32% dos respondentes pretendem gastar mais de R$1000,00 reais e podemos esperar que este número seja bem próximo da realidade já que a pesquisa realizada pela Olist apontou que 21.9% dos entrevistados pretendem gastar mil reais ou mais na data.

Este otimismo vai de encontro ao estudo divulgado pelo Google para a ocasião. Segunda a empresa, as buscas pela data no Brasil, já são 24% maiores do que no ano passado. Ainda segundo a pesquisa do Google, os 4 pontos mais observados pelos consumidores neste ano serão preço baixo, qualidade do produto, reputação da loja e o tempo de entrega.

Tendências Emergentes: Além do aumento nas vendas e nos gastos dos consumidores, é importante observar as tendências que estão moldando o cenário da Black Friday em 2023. Se para os entrevistados da pesquisa da Meliuz, a maioria dos compradores irá optar pela compra online, existem distintas fontes do mercado ponderando que provavelmente ocorrerá uma crescente competição entre lojas físicas e online pois ainda que o online traga a comodidade e a possibilidade de acessar muito mais ofertas ao mesmo tempo, será a primeira Blackfriday sem o fantasma do covid-19 por perto e isso deve impulsionar parte dos consumidores (concentrados nos centros urbanos) para irem fisicamente “experimentar” o evento em shoppings malls e galerias.

Você possui um programa em parceria com uma rede de afiliados? então peça uma reunião para discutir as estratégias e o que você espera da rede no período .

Fonte: pixabay.com


Agora que compreendemos o potencial e as tendências, avancemos para as 6 dicas essenciais para os gestores de programas de afiliados se prepararem e aproveitarem ao máximo a Black Friday (e a Cyber Monday) de 2023.

  1. Otimize suas páginas especiais:
    Antes de tudo, é crucial otimizar as páginas especiais onde você lista as ofertas de seus produtos (digitais ou físicos). Certifique-se de que essas páginas estejam bem formatadas e prontas para atrair tráfego orgânico por meio de SEO.
  2. Para complementar seu tráfego orgânico e estratégia de tráfego pago com ads, lembre-se do poder dos afiliados na divulgação das promoções corretas organizadas e previamente compartilhadas. Com esta ação você consegue injetar energia de divulgação e ganha capilaridade dentro da rede digital. Lembra do ponto principal identificado pelo Google? Pois é! seguindo está estratégia você estará maximizando a exposição de seus melhores produtos na categoria preço e consequentemente, atrairá mais consumidores para seu site utilizando a “isca” lançada por seus afiliados.
  3. Analise as campanhas de Black Friday/Cyber Monday de outros competidores:
    Aprender com os times de marketing e gestores de afiliados bem-sucedidos é uma estratégia inteligente. Use ferramentas como Semrush para descobrir as palavras-chave e as táticas que estão gerando resultados para seus concorrentes.
  4. Aproveite sua base de clientes em gatilhos fora da curva:
    Construir e nutrir uma base de clientes de qualidade é essencial. No entanto, lembre-se de oferecer valor genuíno aos consumidores cadastrados em vez de apenas enviar promoções. Já pensou em se associar com um programa de cashback ou programa de lealdade e disparar uma comunicação especial para sua base? No estilo “Para te deixar ainda mais feliz, na compra de XXX, receba cashback (ou pontos) exclusivo no parceiro XYZ” Estas ações de condições especiais são muito bem vistas por afiliados e alem de promover um boost inovador junto a sua base de clientes, poderá negociar um posicionamento de destaque nas áreas nobres do site do parceiro cashback/programa de lealdade devido ao benefício exclusivo concedido.
  5. Considere a possibilidade de enviar amostras de produtos para afiliados específicos:
    As análises detalhadas dos produtos (quando realizadas pelos afiliados relevantes ao tema) podem impulsionar as conversões ajudando a cobrir um outro ponto mencionado pela pesquisa Google: qualidade do produto. Os famosos “Reviews” de produtos seja feito por sites de conteúdo ou influenciadores digitais, conseguem auxiliar bastante no aumento de confiança quanto a qualidade e a na demonstração das características reais do produto minimizando, possíveis retornos de mecadoria futuros.
  6. Negocie antes! Os melhores afiliados são super disputados neste período: Os afiliados de melhor desempenho sempre entregam os resultados mais impressionantes. Portanto, é uma estratégia inteligente para qualquer empresa tentar atrair os principais afiliados de marketing para a Black Friday e a Cyber Monday. Embora a expansão vertiginosa do mundo do marketing de afiliados possa tornar isso um desafio demorado, iniciar o processo com antecedência permite montar um novo grupo de afiliados a tempo. Revise minuciosamente os termos e condições da colaboração, eliminando todos os possíveis pontos de atrito. Uma boa sugestão seria a criação de um guia para os afiliados que aborde o acesso a recursos criativos, como anúncios, imagens e banners, calendários e estratégias de promoção para que afiliados estejam sincronizados com a equipe de marketing e as divulgações de materiais e caso realize “competições” de perfomance entre afiliados no período, fornecer informações claras sobre pagamento e condições da competição.
  7. Taxas de comissão temporárias: Recompensar justamente aqueles que desempenham seu trabalho de maneira excepcional é uma prática fundamental, especialmente durante temporadas de compras intensas, como a Black Friday e a Cyber Monday. Após uma cuidadosa análise das margens de lucro e das médias de pagamento da indústria, determinar até que ponto as taxas de comissão podem ser elevadas torna-se essencial. É crucial comunicar essa mudança de forma transparente, destacando que esses pagamentos aumentados representam um bônus pelo esforço adicional e são temporários, limitados à duração dos agitados dias de compras.

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