Curioso em saber quanto ganha um gestor de marketing focado em performance nas principais regiões do Brasil? Confira aqui qual é o salário de diferentes posições relacionadas ao Marketing no Brasil em 2024.
Para começar, precisamos explicar que as variantes de nomenclaturas para posições são as mais diversas dentro do marketing digital e principalmente se tratando da performance digital e programas de afiliados, contudo, de maneira geral, todas acabam se encaixando dentro de um organograma hierárquico padrão ao segmento. A hierarquia “Júnior”, “Pleno” e “Senior” basicamente cobre os 3 momentos principais possíveis da carreira dentro do marketing e posteriormente ao “Senior” temos uma bifurcação onde a carreira técnica direciona para o cargo de “especialista” e a carreira de gestão, direciona para os cargos de “Team leader”.
A partir destas duas posições “Especialista” e “Team leader”, uma nova escada se forma e de modo geral, as posições seguintes desta escalada seriam as de “Head de marketing” que pode se “desmembrarem outras como “Head de marketing de performance”e “Head de Busca (Search)”, por exemplo.
A idéia central é a de que teremos uma escada na “base” da carreira – o que podemos chamar de primeiro nível – e novamente uma escada no “meio”, ou segundo nível onde existe uma série de variações de posições e seguem o foco do segmento como “Vendas”, “Marketing” ou “Produto”. No terceiro nível, antes do CMO também podemos observar variações dependendo de empresa para empresa e por isso, basta saber que existe mais possibilidades de crescimento ali até a último posição tradicional possível, o cargo de diretor geral, que em marketing se traduz por CMO – Chief Marketing Officer.
Qual é o salário de um gestor de marketing e demais posições?
Feito a nossa introdução inicial, vamos passar a descrever abaixo os salários praticados no mercado brasileiro e que serão atuais para 2024. Vale lembrar que existe o fator regional e que nem toda cidade possuí os mesmos níveis competitivos (oferta de vagas de trabalho). Em alguma posições a diferença é gigante como por exemplo para Key account (executivo de contas): em São Paulo se identificou que o salário chegava a R$ 11.600 para empresas pequenas e médias, em Fortaleza a mesma posição pagava R$ 9.000 e em Porto Alegre R$ 13.000.
Contudo, para que o artigo não seja extenso e abarrotado de dados de vários lugares, nossa equipe decidiu focar em compartilhar aqui dados de São Paulo pois esta estado funciona – em até certo ponto- como um balizador do teto máximo salarial sendo pago no país. Como a razão principal deste artigo é incentivar com que mais pessoas estudem e entrem para trabalhar na área, nossa equipe achou por bem compartilhar estes valores açucarados e motivadores da nossa querida São Paulo.
Outro ponto a se ressaltar é o nível de inglês. Quanto melhor o inglês, melhor será a remuneração dentro da faixa (Jr. Pleno e Senior) que se encontra. Isso ocorre porque diferente do mercado digital tradicional (e-commerce/marketplace), existem várias empresas estrangeiras atuando dentro do mercado de performance digital brasileiro e tradicionalmente estas empresas pagam melhores salários contudo, como normalmente parte da comunicação diária é em inglês, o domínio da língua acaba sendo fator relevante.
Primeiro nível de salário – Marketing de performance digital
Cargo (dentro do mundo de performance de afiliados) | Salário (R$) |
Sales manager Jr. (Redes de afiliados) | 1.800 – 3.400 |
Account manager Jr. (Publisher) | 1.800 – 3.200 |
Account manager Jr. (Advertiser) | 1.800 – 3.000 |
Sales manager PLENO (Redes de afiliados) | 3.600 – 5.500 |
Account manager PLENO (Publisher) | 3.200 – 4.800 |
Account manager PLENO (Advertiser) | 3.000 – 5.000 |
Sales manager SENIOR (Redes de afiliados) | 6.000 – 9.000 |
Account manager SENIOR (Publisher) | 5.200 – 8.500 |
Account manager SENIOR (Advertiser) | 5.200 – 7.500 |
Segundo nível de salário – Marketing de performance digital
Cargo (dentro do mundo de performance de afiliados) | Salário (R$) |
Líder de equipe Sales (Redes de afiliados) | 10.000 – 13.000 |
Líder de equipe (Publisher) | 9.000 – 12.000 |
Líder de equipe (Advertiser) | 8.000 – 12.000 |
Diretor de Sales/vendas (Redes de afiliados) | 20.000 – 28.000 |
Diretor de Operação (Publisher) | 12.000 – 15.000 |
Diretor de Operação (Advertiser) | 12.000 – 18.000 |
Nível máximo de carreira (CMO/Diretor Geral) – Marketing de performance digital
Cargo (dentro do mundo de performance de afiliados) | Salário (R$) |
Diretor Geral Executivo | 33.000 – 78.000 |
Diretor de Marketing | 28.000 – 49.500 |
Como se tornar um gerente de marketing digital?
Agora que você já aprendeu qual é a jornada de desenvolvimento profissional e carreira de um profissional de marketing de performance e programa de afiliados, vamos te guiar com o passo mais importante: como se tornar um gestor de marketing digital com especialização em programas de afiliados e afiliados.
Normalmente, o primeiro passo começa com a escolha do curso da universidade! Procure por cursos relacionados ao Marketing, Comunicação e computação. Contudo, baseado em nossa extensa experiência ao longo dos anos podemos afirmar que praticamente 60% dos profissionais que hoje atuam com marketing de afiliados no Brasil não possuem formação acadêmica na área.
A formação acadêmica na área vai ajudar mais na frente na carreira: quando se estiver aplicando para cargos de diretoria. Mas se você for um dos que não possuem raízes acadêmicas na área, não se preocupe! até lá, você terá tempo suficiente de realizar uma MBA ou Master em Marketing e estará apto para assumir cargos de diretoria.
Voltando ao nosso ponto focal, com formação acadêmica ou não, o ponto mais importante será buscar por um curso inicial que te de as bases do que é o marketing de afiliados. Nossos profissionais da redação possuem extenso background em contratações na área e todos responderam – sem exceções – que a primeira coisa que procuravam em um candidato era CONHECIMENTO DO TEMA.
Uma vez que você tenha realizado este curso (ou cursos) e já domina a nomenclatura e as dinâmicas do mercado de afiliados, o próximo passo será conseguir o primeiro trabalho na área. Neste ponto, não se preocupe com o salário. O foco é ganhar a “credibilidade profissional” para sua carreira e desta forma qualquer vaga na área pode ser a chave para te conferir a credibilidade e experiência básica que um profissional JR. do marketing de afiliados precisa ter.
Imaginando que você permaneceu uma ano neste primeiro contato profissional com a área (trainee /posição relacionada), o próximo passo é entrar na famosa “Liga das grandes empresas”. E aqui começa sua jornada! você provavelmente entrará como um account manager (gestor de contas/analista) júnior mas não se preocupe! O processo de acensão de carreira é muito rápido nesta área e se for dedicado e focado, em um ano já irá avançar para a posição de PLENO.
Abaixo, resumimos um pouco do que falamos de uma forma mais fácil de se perceber:
Esperamos que ao final deste artigo possamos ter ajudado e esclarecido um pouco mais sobre a carreira profissional e os salários que você pode esperar dentro deste meio. Se estiver decido a seguir este caminho saiba que com formação acadêmica ou não, o primeiro passo é a realização de um curso especializado na área.
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