Site de Avaliações é Fechado Acusado de Usar IA para Produzir Conteúdo

Gannett Fecha Site de Avaliações Acusado de Usar IA para Produzir Conteúdo
Gannett, gigante de mídia, decide encerrar o site Reviewed, especializado em avaliações de produtos, após acusações de uso de IA na produção de artigos.

A Gannett, uma das maiores empresas de mídia dos Estados Unidos, anunciou o fechamento do site de avaliações de produtos Reviewed, com encerramento previsto para 1º de novembro. O site, conhecido por oferecer recomendações de produtos que vão desde calçados até eletrodomésticos, tem sido alvo de polêmicas sobre a autenticidade de seu conteúdo e o uso de inteligência artificial (IA) na criação dos artigos.

Segundo informações de fontes próximas à decisão, o encerramento do Reviewed foi uma escolha estratégica da Gannett, que alegou dificuldades em manter a operação lucrativa diante das mudanças constantes nos algoritmos do Google, que impactaram negativamente o tráfego do site. “Após uma análise cuidadosa do nosso negócio Reviewed, decidimos encerrar as operações. Agradecemos sinceramente aos nossos funcionários que forneceram aos consumidores avaliações confiáveis de produtos”, disse a porta-voz da Gannett, Lark-Marie Antón, em comunicado ao The Verge.

Nos últimos meses, o Reviewed esteve no centro de uma controvérsia, levantada, inclusive, por seus próprios funcionários sindicalizados. Em outubro do ano passado, a equipe acusou publicamente a Gannett de publicar avaliações de produtos geradas por IA. Os artigos em questão apresentavam uma linguagem estranha e robótica, e as pessoas às quais os textos eram atribuídos não tinham perfis verificados em plataformas como LinkedIn, levantando dúvidas sobre sua existência.

Em resposta às acusações, a Gannett afirmou que os artigos foram produzidos por uma empresa terceirizada de marketing chamada AdVon Commerce, e que as revisões originais não incluíam a devida divulgação sobre sua autoria. No entanto, a Gannett negou que houvesse envolvimento de IA na criação dos conteúdos.

O caso ganhou mais relevância quando surgiram evidências de que a AdVon Commerce também estava por trás de uma situação similar na Sports Illustrated, onde avaliações de produtos muito parecidas foram publicadas e atribuídas a freelancers fictícios. Investigações posteriores revelaram que, na verdade, a AdVon utilizava IA para gerar parte do conteúdo, levantando questões éticas sobre a prática.

Ben Faw, CEO da AdVon, tem sido acusado de utilizar suas conexões na mídia para firmar contratos lucrativos, espalhando conteúdo de marketing em blogs e grandes veículos, como Us Weekly e Los Angeles Times. Em sua defesa, Faw afirmou que a empresa “gera receita de afiliados que os publishers utilizam para financiar operações e salários das redações”, oferecendo “soluções exclusivamente humanas, aprimoradas por IA e híbridas”.

O fechamento do Reviewed, de acordo com a Gannett, também resulta da dependência do site em relação ao tráfego gerado por mecanismos de busca. “A decisão de fechar o Reviewed foi fortemente influenciada pelas constantes mudanças nos algoritmos do Google, que degradaram nosso modelo de negócios atual”, explicou Antón, acrescentando que 73 funcionários seriam afetados, e que o escritório e laboratório em Cambridge também seriam fechados.

O setor de avaliações de produtos é visto como uma oportunidade lucrativa para publishers, que ganham dinheiro quando os leitores compram itens recomendados pelos artigos. No entanto, mesmo esse modelo de negócio está vulnerável às mudanças no Google Search, especialmente com a ascensão de ferramentas de busca baseadas em IA, que podem impactar ainda mais a receita dos sites.

Os trabalhadores sindicalizados do Reviewed realizaram várias greves limitadas após impasses com a gestão da Gannett, reivindicando melhores condições de trabalho e compensações. A Gannett não comentou se os funcionários do Reviewed serão realocados dentro da empresa ou se enfrentarão demissões.

Últimas

Marketing de Afiliados no Metaverso

O metaverso está emergindo como a próxima fronteira do...

IA Generativa e Automação no Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados está evoluindo rapidamente, impulsionado por...

Hora de Mudar? Um Chamado por Códigos de Desconto Mais Claros

Recentemente, a APMA (Associação de Publicidade e Marketing de...

Newsletter

spot_img

Não perca!

Marketing de Afiliados no Metaverso

O metaverso está emergindo como a próxima fronteira do...

IA Generativa e Automação no Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados está evoluindo rapidamente, impulsionado por...

Hora de Mudar? Um Chamado por Códigos de Desconto Mais Claros

Recentemente, a APMA (Associação de Publicidade e Marketing de...

A Evolução do Papel do CMO: Tendências e Estratégias para Marcas no Brasil

Nos últimos anos, o papel do Chief Marketing Officer...