Vamos falar sobre um tema polêmico: a manipulação do Índice de Conversāo (CR)

Assim como em qualquer outra indústria, no mundo digital existem empresas pessoas sérias e idôneas mas infelizmente, também existem elementos (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) que utilizam práticas duvidosas e até mesmo fraudulentas.

É por isso que transparência é algo tão vital! Quando um processo de rastreamento de usuário e atribuição de conversão é transparente do princípio ao fim, não existe possibilidade para troca de atribuição ou “mascarar” os resultados. É um processo matemático claro onde 1+5 jamais irá dar 3!

Mas vamos então falar do que ninguém parece notar: quando é que uma rede de afiliados ou um programa de afiliados direto da marca pode manipular o jogo e mascarar a taxa de conversão te passando a sensação de que está “ganhando mais” quando na verdade está perdendo comissão?

Não se preocupe! aqui você vai aprender a fugir da armadilha do “cr mascarado”!

Fonte: Imagem livre – Pixabay

Mas vamos começar pelo contexto!

O que é rastreamento de afiliados?

O rastreamento de afiliados (também chamado de affiliate tracking) é o processo pelo qual a gestão de afiliados (programas de afiliados, redes e gerentes de afiliados) acompanha as conversões dos afiliados. O rastreamento permite que todas as partes coletem informações valiosas sobre quais atividades de afiliados estão gerando o maior volume de tráfego, cliques e vendas e consequentemente conseguem garantir a atribuição devida para todos os envolvidos no fluxo gerador da ação alvo.

Dependendo do programa de afiliados ou rede que você escolher para participar, você estará trabalhando com diferentes soluções de rastreamento. Na prática, você terá acesso a um painel de desempenho que permite ver instantaneamente quais campanhas estão obtendo os melhores resultados e é aí que mora o perigo (Vamos explicar logo abaixo!)

Por que o rastreamento de conversões é fundamental para o sucesso no marketing de afiliados?

Dado que as atividades de marketing consomem tempo e recursos financeiros, não é surpresa que afiliados (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) estejam ávidos por medir o retorno de seus investimentos.

Imagine que você está dando os primeiros passos como afiliado. Você criou um site, está promovendo-o ativamente em vários canais, começou a atrair visitantes e, de repente, conquista sua primeira conversão. Mas qual das suas visitas se transformou em um lead e por qual motivo?

No marketing de afiliados, as conversões representam o objetivo supremo onde se busca o maior número de conversões possível sobre o tráfego de consumidores digitais potenciais que “pula” de qualquer lugar online, para o site de uma marca através de um link afiliado e executa uma ação alvo (um compra, o preenchimento de um cadastro, etc).

Desta forma, compreender quais campanhas geram mais conversões permite não apenas otimizar seus gastos, mas também aumentar a receita. Isso é válido tanto para afiliados quanto para os “donos dos programas”, as Marcas e Lojas; tornando o rastreamento de conversões uma ferramenta essencial para o sucesso nesse campo altamente competitivo.

Então quando é que ocorre a manipulação de dados?

Fonte: Imagem livre – Pixabay

A manipulação ocorre em cima dos número de compras aprovadas e compras recusadas onde a rede de afiliados, a marca ou qualquer “gerenciador de rastreamento e atribuição” cria um sistema de filtro primário onde as ações registradas (positivas e negativas) chegam e são então manipuladas para que apenas um resultado de conversão específica seja transferido para o dashboard do afiliado – onde este acompanha as conversões realizada e a taxa de conversão.

A manipulaçāo artificial de resultados normalmente possui dois objetivos principais: ou enriquecimento ilícito em cima da performance gerada pelo afiliado ou quando uma rede de afiliados quer apenas matar seus concorrentes e mostrar uma “taxa de conversão superior”:

  • O enriquecimento ilícito ocorre quando a responsável pelo rastreamento e atribuição de ações (normalmente uma rede de afiliados ou agência de marketing) registra por exemplo, 300 ações válidas provenientes de afiliados mas transfere para o dashboard dos afiliados apenas 250 (por exemplo) e acaba ficando com o pagamento que a marca/loja realiza pelas 50 ações válidas que deveriam ser atribuídas aos afiliados.
  • A manipulação da taxa de conversão ocorre quando a responsável pelo rastreamento e atribuição de ações (aqui quase sempre uma rede de afiliados), quer atrair e manter o máximo possível de afiliados em seu portfólio sem compartilhar parte de sua “margem de ganho” para manter estes afiliados. Neste caso a rede também filtra todas as ações que capta (aprovas e recusadas) e para melhor entendimento, imaginem que foram captadas 300 ações aprovadas e 600 ações que não foram consideradas válidas pela marca dona do programa de afiliados mas, a rede escolhe mostrar aos afiliados 300 ações aprovadas e 120 ações recusadas (não válidas). Conseguiu perceber a manipulação? O índice de conversão “CR” inicial (300 válidas / 600 recusadas), que era de 0.5%, acaba se transformando em um “CR” de 2.5% quando se “escondeu” o número de ações recusadas e foi transferido aos afiliados o número de 300 ações válidas / 120 recusadas.

Fugindo desta armadilha

Atualmente no Brasil existem redes de afiliados e marcas/lojas honestas que gerenciam programas de afiliados de forma cristalina e sempre levantando a transparência de dados e processos mas por outro lado, também existem aquelas empresas que não querem mostrar o processo de validação e atribuição alegando “mil complicações” ou processos distintos e desta forma manipulam os dados em seus painéis para afiliados.

Para fugir desta armadilha, o interessante é ir realizando testes A/B ou seja, dividindo o tráfego entre duas empresas e comparando pontos importantes como o número de ações aprovadas e o número de ações recusadas PROPORCIONALMENTE ao número de clique gerados e também comparando o VALOR DE COMISSÃO GANHO sobre o número de cliques gerados.

Estas duas comparações juntas (não podem ser analisadas apenas uma das duas), é capaz de mostrar onde a qualidade de atribuiçāo e rastreio de ações é de fato, a melhor. Vale lembrar que no caso de um programa de afiliados direto – onde a marca ou loja gerencia a própria plataforma de rastreamento e atribuição – é preciso comparar com um outro programa de afiliado direto similar. Por exemplo, comparar o programa de afiliados da Dafiti com o da SheIn.

Agora você já sabe: nem todo “CR” ALTO QUE RELUZ É DE FATO OURO!

Agora que você já sabe que a manipulação existe, com certeza estará mais atento a sinais de que algo está errado e desta forma afinará seus sentidos para trabalhar apenas com parceiros idôneos e que buscam parcerias a longo prazo, as melhores.

Ficou alguma dúvida? deixe um comentário e nossa equipe irá lhe responder. Nossa missão é dilvulgar conhecimento!

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